12 de setembro de 2022

A Importância da Assessoria Jurídica Preventiva para empresas

Infelizmente empresários e empreendedores apenas consultam, ou contratam, uma assessoria jurídica quando já possuam algum tipo de conflito, processo Trabalhista, Tributário, administrativo ou judicial e, não de forma preventiva, tendo em vista que a grande maioria acredita que a assessória jurídica é algo caro e ineficaz para o seu negócio.

No entanto, ao contrário desse entendimento, este artigo irá demonstrar que a assessoria jurídica prestada de forma continuada economiza dinheiro, tempo, fornece segurança ao seu negócio, evita demandas judiciais e ajuda no crescimento da empresa.

O que é Assessoria Jurídica preventiva?

No meio jurídico, a assessoria preventiva é definida como uma modalidade prestada de modo habitual, contínua e indiscriminadamente ao empresário. Uma das suas principais finalidades é desenvolver ferramentas e meios para auxiliar a empresa – ou pessoa física – no andamento das tarefas burocráticas e assim, evitar demandas judiciais.

Dessa forma, o profissional contratado, o consultor jurídico, assume a responsabilidade por todos os procedimentos legais da empresa contratante e permite que a mesma aperfeiçoe seu diferencial competitivo no mercado.

Esse tipo de prestação de serviços envolve a contratação mensal de um escritório de advocacia especializado em trabalhar na prevenção e aconselhamento.

Além disso, a atuação do advogado se fundamenta na oportunidade de reduzir custos através de um planejamento técnico, estratégico e eficiente. Bem como na elaboração de contratos, acompanhamento da legislação trabalhista e outros assuntos que norteiam a segurança jurídica.

O escritório Caldeira e Vasconcelos Advogados Associados possui em seu quadro profissional advogados que atuam focados na percepção de benefícios legais e prevenção de riscos futuros.

Quais os seus benefícios?

Enquanto você lê esse conteúdo até aqui, provavelmente deve ter pensado que apenas as grandes empresas e multinacionais necessitam de uma assessoria jurídica preventiva.

Bom, isso é um completo mito. O pequeno e médio empreendedor possui inúmeras oportunidades de crescimento do negócio que podem ser asseguradas:

  • Assessoria na elaboração e análise de contratos;

  • Adequação às normas trabalhistas e tributárias;

  • Auxílio na negociação com fornecedores e credores;

  • Auxílio na cobrança de títulos;

  • Concentração do empresário em sua atividade, delegando a burocracia para o jurídico;

  • Identificação de riscos e novos benefícios legais que estrategicamente, possam potencializar os resultados do negócio;

  • Redução de riscos jurídicos;

  • Redução de custos;

  • Pareceres;

  • Prevenção de demandas judicias;

  • Planejamentos jurídicos estratégicos.

  • Trabalho de prevenção para eventuais ações trabalhistas;

  • Censura atos lesivos que prejudiquem o empreendimento.

Para não sofrer esse tipo de consequência e proporcionar uma maior segurança ao negócio, o consultor jurídico adota uma postura proativa no que se refere à responsabilidade de rever todos os contratos que forem firmados e àqueles que já estão em vigência.

A assessoria jurídica, pelo exposto, de fato, é de extrema importância para a minimização de custos e problemas, além de ser um valoroso diferencial competitivo em virtude das informações e planejamento oferecidos, minimizando surpresas e evitando o comprometimento financeiro da empresa.

Reginaldo Gonçalves de Vasconcelos

OAB/GO 20.021

 

Compartilhe

Newsletter

Cadastre-se e receba dicas e notícias da Caldeira & Vasconcelos



    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com as Políticas de Privacidade.